A proposta principal é oferecer ao jovem um ambiente motivador, dinâmico, moderno e de multimídia, com recursos que lhe permitam conhecer a variedade do universo das ciências, e propiciar o despertar de seu interesse científico.
O Espaço de Leitura Zalina Rolim, parte integrante do Centro de Convivio e Cultura da Vila Mariana, criado no início de 2008, está localizado nas dependências da antiga Biblioteca.
Inaugurado em 27 de março de 2006, o Centro Cultural da Juventude CCJ, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana
Reúne 12 mil obras de arquitetura, urbanismo, estética, história, literatura e outros assuntos, com edições raras e especiais em diversas línguas, revistas especializadas, folhetos, relatórios, plantas, medalhas, obras de arte e objetos pessoais de Francisco Prestes Maia, ex-prefeito de São Paulo.
A Biblioteca Paulo Duarte foi a primeira biblioteca da rede a criar um núcleo de atividades destinadas à terceira idade, em 1985, organizando e arquivando todo o material recebido sobre o assunto.
Atender à sociedade em geral, oferecendo serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros de expressão cultural e intelectual humana, sem distinção de faixa etária e nenhuma forma de censura ideológica, polí­tica ou religiosa em sua diversidade e pluralidade e, desenvolvendo atividades de caráter informativo,cultural e educacional.
A BVS, como biblioteca, é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo o acesso eqüitativo ao conhecimento científico em saúde. A BVS constitui-se em um espaço comum entre usuários, intermediários e produtores de informação.
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Missão de ofecer as crianças e as famílias ambientes de convivência e comunicação com ciências, tecnologia e arte, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento intelectual, emocional e interpessoal. País: México
Despertar e fomentar o interesse no estudo, compreensão e realizações nas áreas científicas e técnicas. Mostrar descobertas e realizações desenvolvidas especialemte no Chile, nos diversos ramos da ciência e da tecnologia.Renovação do ensino das ciências fora da escola. País: Chile