Nos dias 11 e 12 de Novembro, o Museu Catavento, da Secretaria da Cultura do Estado, participa da São Paulo Tech Week, evento que acontece em toda a cidade e envolve as mais diferentes iniciativas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. Além das diversas atrações interativas que o museu oferece, será promovida uma atividade especial para a SPTW: o Escape Catavento.

Escapes são jogos físicos em equipe, nos quais os jogadores descobrem pistas, resolvem desafios e realizam tarefas físicas e mentais, a fim de atingir um objetivo específico – muitas vezes a fuga de um cenário ou situação.

No jogo, o visitante encontrará um professor que tem um problema raro de memória e que encontra sua casa revirada sem saber o que houve nela. Os jogadores (10 a 12 participantes) devem recolher pistas e decifrar mistérios para além de descobrir o que houve, descobrir as anotações do professor e combinar elementos químicos não perigosos para fazer um remédio fictício para memória do professor. O objetivo é fazer com que ele se lembre onde guardou a chave e, assim, permita que a equipe escapar do local.

A atividade é proposta pela professora e pesquisadora Paula Carolei, coordenadora do curso de Graduação de Tecnologia em Design Educacional que trabalha com novos modelos de educação, inclusive em espaços não-formais, como em museus. Sua pesquisa principal está em gamificação e ensino de ciências.

Outras atividades indicadas pelo Museu Catavento são as seções “Dinos do Brasil”, que utiliza óculos de Realidade virtual para levar o visitante em uma viagem no tempo até a pré-história brasileira e a “Sala Se liga no Lego” onde, usando peças de LEGO, os visitantes aprendem sobre física e matemática. São dois espaços imperdíveis que usam a tecnologia para divulgar e promover o conhecimento científico.

 

Serviço

São Paulo Tech Week no Museu Catavento
11 e 12 de Novembro

Atividade: Escape Catavento
Horário: 10h00, 12h00, 14h00 e 16h00
Participantes: 10 
Local: Sala Multiuso (Piso Superior)
Recomendação Etária: 10 anos

Atividade: Dinos do Brasil
Horário: das 10h00 as 17h00
Participantes: 24
Local: Seção Ecologia (Piso Superior)
Recomendação Etária: 9 anos

AtividadeOficina Carrinho com Bexiga
Horário: das 10h00 as 17h00
Participantes: 24
Local: Arcadas Subterrâneas (Subsolo)
Recomendação Etária: 7 anos

Obs: Necessário retirada de senhas na bilheteria.

Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060 - f.(11) 3315-0051
Aberto de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h
Fale com a ouvidoria: ouvidoria@cultura.sp.gov.br | Clique aqui e acesse o portal da transparência

Desenvolvido com a permanente lembrança daqueles a quem condições pessoais e sociais não permitem desfrutar a vida por inteiro.