No primeiro dia da primavera, o Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo – fará a inauguração do Jardim de Polinizadores, que servirá de base para nova instalação do acervo fixo do museu.

Com projeto de paisagismo especialmente elaborado para integrar jardim e Borboletário, o Jardim de Polinizadores contará com mais de 20 espécies de plantas. Através dele, o visitante poderá entender como se dá o processo de polinização e que tipo de agente polinizador cada espécie de planta atrai, além de sentir todos cheiros e sensações de cada uma das espécies plantadas (hortelã, hibisco, menta, lavanda, entre outras).

A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Para que ela ocorra, entram em ação os polinizadores, que são animais como abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos, responsáveis pela transferência do pólen entre as flores masculinas e femininas. Em alguns casos, também o vento e a chuva cumprem este processo.

O projeto e instalação do jardim foram elaborados e executados com apoio da Bayer, que participou também das instalações do Borboletário, DNA e Laboratório de Química.

 

SERVIÇO:

Inauguração do Jardim de Polinizadores do Museu Catavento

22 de setembro de 2017

Local: Jardim interno do museu

Horário: 15h00

 

Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060 - f.(11) 3315-0051
Aberto de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h
Fale com a ouvidoria: ouvidoria@cultura.sp.gov.br | Clique aqui e acesse o portal da transparência

Desenvolvido com a permanente lembrança daqueles a quem condições pessoais e sociais não permitem desfrutar a vida por inteiro.