No dia das Crianças, o Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado, inaugura a mostra “O Mundo do Perfume”. A nova exposição, localizada nas arcadas subterrâneas do Museu, faz uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade, percorrendo as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.  

A instalação de 100m² está repleta de recursos digitais pelos quais o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. O Instituto Grupo Boticário, que é mantido pelo Grupo Boticário, um dos maiores grupos de perfumaria da atualidade, inova e traz um espaço que resgata história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos do homem e valoriza a profissão de perfumista. “É um grande orgulho proporcionar aos visitantes do Museu Catavento uma viagem no universo da perfumaria e do olfato, com experiências sensoriais inovadoras, não apenas para disseminar a cultura, como também para valorizar as pessoas e seus repertórios”, afirma Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

Todo o ambiente estimula a sensibilidade do visitante que, de modo visual, olfativo e tátil, poderá descobrir quais ingredientes compõem cada perfume, além de aprender sobre as famílias olfativas e o cruzamento entre elas. Mas a experiência não acaba aí: será possível ainda aprender sobre a fabricação dos vidros, a história desta prática milenar e sua importância para a perfumaria e para o meio ambiente.

O Mundo do Perfume é uma iniciativa do Instituto Grupo Boticário em parceria com a Organização Social Catavento Cultural e Educacional.

 

Sala do Olfato

No mesmo dia, o Museu Catavento reabre na seção Vida a Sala do Olfato, que foi completamente reformulada e seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Já na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da 1ª perfumista que existiu: a natureza.

 

Local: Arcadas subterrâneas - Entrada pelo jardim interno (O Mundo do Perfume) e Seção Vida (Sala do Olfato)

Horário: das 9h00 às 17h00.

Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060 - f.(11) 3315-0051
Aberto de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h
Fale com a ouvidoria: ouvidoria@cultura.sp.gov.br | Clique aqui e acesse o portal da transparência

Desenvolvido com a permanente lembrança daqueles a quem condições pessoais e sociais não permitem desfrutar a vida por inteiro.