Durante todo o mês de julho, o Museu Catavento oferece programação especial com diversão e informação para toda a família. E como já é tradição do museu, além do acervo fixo com mais de 250 instalações, várias atividades especiais e novidades serão apresentadas: espaço de realidade aumentada, espetáculos “Viver com Saúde” e “Esse Mosquito Vai Dançar”, exposições “Cápsulas do Saber” e “Macrocélula”, apresentações de mágica, Jogos Portinari, oficinas “Perfumista por um dia” e “Mini-terrário” e Arena Drone. Confira os detalhes:

 

Espaço de REALIDADE AUMENTADA

Os visitantes terão a oportunidade de interagir e aprender sobre a plataforma de Realidade Aumentada (AR). Cada vez mais popular, AR é uma plataforma que permite misturar o mundo virtual com o mundo real, por meio de dispositivos móveis como iPhone ou iPad, com aplicativos que apresentam conteúdos das quatro grandes áreas da nossa expografia (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). 

Com o uso da câmera do dispositivo, elementos de um ambiente real são combinados com elementos virtuais para ampliar uma experiência. 

Imagine examinar os menores ossos do corpo humano? Ou ainda, explorar os diferentes planetas do sistema solar e aprender sobre eles? Os aplicativos selecionados para o espaço, além de muito divertidos e interativos, são uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois proporcionam uma vivência nas diferentes áreas do conhecimento. Ciência e tecnologia na palma da mão. 

A partir de 7 de julho                                                             

Faixa etária: a partir de 7 anos

Horário: das 10h00 às 17h00

Local: Claustro

 

ARENA DRONE

Cada vez mais comuns e populares, os Drones despertam o interesse de crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Preparamos uma arena no Museu Catavento onde não só os visitantes poderão pilotar drones, mas também aprender sobre essa tecnologia que tem o céu como limite.

De 14 a 29 de julho    

Faixa etária: a partir de 7 anos

Local: Área externa/tenda

Retirar senhas na bilheteria

 

ESPETÁCULOS:

“Viver com saúde”

Desenvolvido pela Fundación Mapfre e apresentado pelo Ciência Divertida, o espetáculo Viver com Saúde apresenta importante tema às crianças de forma lúdica e interativa, convidando o público a preparar o café da manhã com alimentos saudáveis. No espetáculo, os participantes conhecem os nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo, os grupos de alimentos e a importância da prática de exercícios físicos.

Dias 4, 5, 8, 9, 12, 13 de julho (duas sessões diárias às 13h30 e 15h30)

Dias 6, 7 e 14 julho (uma sessão diária às 14h00)

Local: Auditório

 

“Esse mosquito vai dançar”

Com muita música, risada e animação, os palhaços Kito e Tinha passam importantes lições sobre os cuidados que devemos ter com o lugar em que vivemos para combater o mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele pode transmitir. Com apoio da Reckitt Benckiser - detentora da marca do inseticida SBP.

A partir de 19 de julho (de quinta a domingo)

Horário: 13h30 e 15h00

Local: Auditório

 

EXPOSIÇÕES:

“Cápsulas do Saber”

Nesta instalação serão tratados temas importantes sobre o meio ambiente dentro de quatro cápsulas: Poluição urbana, Desmatamento, Fenômenos meteorológicos e Derretimento das calotas polares. As quatro cápsulas, juntas, formam um túnel que aborda, em linguagem simples e interativa, assuntos importantes para a realidade do nosso planeta e discussões sobre Meio Ambiente e o nosso futuro.

Dias 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 de julho

Horário: ao longo do dia

Local: área externa

 

Macrocélula

Em parceria com a Universidade de Alfenas e a Sociedade Brasileira de Biologia Celular, o Museu Catavento recebe a exposição Macrocélula. Células são estruturas microscópicas, porém, de julho a setembro, o visitante do museu entrará em uma célula com 20m², em uma experiência imersiva, e conhecerá as organelas que compõem nosso corpo. As estruturas da Macrocélula são grandes, mas confeccionadas com materiais leves e em cores fluorescentes, suspensas com fio de nylon que ficam visíveis, representando os microtúbulos celulares, e iluminadas por lâmpadas de luz negra, para que suas cores vibrem aos olhos dos visitantes.

De 03 de julho a 02 de setembro - ao longo do dia

Local: Seção Vida

 

APRESENTAÇÕES DE MÁGICAS "CLOSE-UP"

Interações de mágicas com o público visitante do Museu Catavento. As mágicas "close-up" são realizadas muito próximas ao público que acompanha cada movimento.

Horário: ao longo do dia     

Local: Dependências do museu

 

JOGOS PORTINARI

Este jogo de adivinhação proporciona ao visitante um contato lúdico com as pinturas de Cândido Portinari, instigando uma leitura minuciosa de suas obras. A proposta do jogo é estimular a criatividade e a integração entre os jogadores, que são divididos em grupos.

De 3 a 27 de julho (de terça a sexta) 

Horário: ao longo do dia

Local: Piso Superior - Jogos do Poder

 

OFICINAS

Perfumista por 1 dia

Imagine poder viajar por um universo de fragrâncias! Nesta oficina de aromas, a essência da perfumaria será experimentada de modo envolvente e educativo. O visitante será convidado a identificar diversos cheiros inusitados e curiosos e serão perfumistas por um dia, criando o seu próprio perfume.

Dias 28 e 29 de julho (sábado e domingo)

Horário: 11h00 e 15h00

Local: Claustro

 

Oficina de Mini Terrário

Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.   Nesta oficina, cada visitante construirá seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem e discussão da monitoria antecedente à construção.

De 3 a 26 de julho

Horários: 10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00, 16h00

Local: Claustro

 

Museu Catavento

Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060 

Atendimento do telefone: Fale Conosco de 2ª a 6ª das 10h00 às 16h00 (11) 3315-0051             

Aberto de terça a domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h

Fale com a ouvidoria: ouvidoria@cultura.sp.gov.br |

Clique aqui e acesse o portal da transparência | 

Link para Consulta: Contrato de Gestão, Termos de Ajustes (Aditamentos), Planos de Trabalho e Valores Repassados das Fábricas |

Link para Consulta: Contrato de Gestão, Termos de Ajustes (Aditamentos), Planos de Trabalho e Valores Repassados do Museu

 

 

Desenvolvido com a permanente lembrança daqueles a quem condições pessoais e sociais não permitem desfrutar a vida por inteiro.