A partir do dia 17 de julho, o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura exposição permanente, em parceria com a Tetra Pak®, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos.
 
Nomeada Embalagens, resíduos e reciclagem, a nova instalação permanente do Catavento mostra a função e importância das embalagens no mundo moderno, além de estimular a percepção das pessoas sobre a quantidade de resíduos produzidos diariamente, chamando a atenção para o papel da população neste processo. Hologramas e uma mini fábrica recicladora que mostra como ocorre a transformação das embalagens longa vida pós-consumo em novos produtos são alguns dos pontos da experiência.
 
A reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico, uma vez que, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), de todo lixo produzido no Brasil, apenas cerca de 3% é efetivamente reciclado. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, o descarte inadequado de resíduos causa prejuízos anuais de R$ 420 milhões. Por este motivo é tão importante ter uma exposição com este teor em um espaço como o Museu Catavento, referência cultural e educacional em São Paulo.
 
A iniciativa faz parte dos esforços da Tetra Pak para o incentivo ao consumo consciente e a promoção à reciclagem. “Há mais de 20 anos desenvolvemos iniciativas socioambientais voltadas à sensibilização e o engajamento das pessoas para a reciclagem. Entendemos que o amadurecimento da responsabilidade compartilhada entre empresas, governo e sociedade é um caminho para novos avanços”, explica Valéria Michel, diretora de Economia Circular da Tetra Pak para as Américas. “Estamos muito contentes em ter um espaço que representa uma grande oportunidade para crianças, jovens e adultos a ampliarem seus conhecimentos sobre o tema e serem multiplicadores em suas casas, famílias e escolas”, comemora a executiva.
 
“O Catavento dá uma pequena contribuição para melhorarmos a sociedade. A Tetra Pak nos ajudou em um dos temas mais relevantes da atualidade: o equilíbrio no uso da natureza”, Sergio Freitas, Presidente do Conselho de Administração da Catavento Cultural e Educacional.
 
Localizado no corredor da Matéria, no piso superior do museu, é uma exposição fixa e aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Às terças, a entrada é gratuita.
 
Serviço
 
Embalagens, Resíduos e Reciclagem
 
Abertura: a partir de 17 de julho de 2019, quarta-feira (exposição permanente)
Local: Museu Catavento –  corredor da Matéria, piso superior do museu.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
 
Preço: R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiências. (Gratuito às terças-feiras)
 
Faixa etária: Recomenda-se a visitação para crianças acima de 7 anos.
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, São Paulo - SP, 03003-060
 
Informações sobre reciclagem: https://www.facebook.com/rotadareciclagem/
 
Conheça também a websérie Gente que Recicla
 
São sete episódios com personagens reais que têm papel essencial para cada etapa da reciclagem funcionar. Acesse: https://www.tetrapak.com/br/about/gentequerecicla
 
Acompanhe os canais oficias da Tetra Pak
 
YouTube: www.youtube.com/tetrapakbrasil
 
Facebook: www.facebook.com/tetrapakbrasil
 
LinkedIn: www.linkedin.com/company/tetra-pak/
 
Mais informações sobre o Museu Catavento:
 
Site: www.cataventocultural.org.br
 
Facebook:  www.facebook.com/cataventocultural
 
Instagram: https://www.instagram.com/museucatavento
 
Twitter: @MCatavento
 
Sobre a Tetra Pak
 
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.
 
Informações para a imprensa
 
JeffreyGroup
 
Camila Teixeira – (11) 3185-0810 | cteixeira@jeffreygroup.com
 
Thais Holanda – (11) 3185-0875 | tholanda@jeffreygroup.com
 
Beatriz Sene  – (11) 3185-0853 | bsene@jeffreygroup.com
 
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
 
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
 
Milene Spinelli - (11) 3339-8308 | milene.spinelli@sp.gov.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Museu Catavento

 

Fale Conosco

De 2ª a 6ª das 10h às 16h (11) 3315-0051 (Agendamentos e outras informações)

Aos finais de semana e feriados das 10h às 16h (11) 3246-4145 (Plantão - Emergência)

faleconosco@cataventocultural.org.br

 

Av Mercúrio, - Pq Dom Pedro II, Centro,  São Paulo - SP 

              

Fale com a ouvidoria: ouvidoria@cultura.sp.gov.br |

Clique aqui e acesse o portal da transparência | 

Link para Consulta: Contrato de Gestão, Termos de Ajustes (Aditamentos), Planos de Trabalho e Valores Repassados das Fábricas |

Link para Consulta: Contrato de Gestão, Termos de Ajustes (Aditamentos), Planos de Trabalho e Valores Repassados do Museu

Desenvolvido com a permanente lembrança daqueles a quem condições pessoais e sociais não permitem desfrutar a vida por inteiro.